Início»Terapia Holística»O universo quer te trazer autorresponsabilidade

O universo quer te trazer autorresponsabilidade

Published On: 19/05/2023

Você está se sentindo mental ou emocionalmente desgastado(a) pelos desafios diários que tem que enfrentar? A gente tem a sensação de que matar um leão por dia está virando rotina, frente aos inúmeros problemas que se apresentam na área familiar, profissional, afetiva e principalmente, financeira. Mas saiba que, pelo olhar da espiritualidade, você não está desconectado(a) do todo, você faz parte do todo e tudo está conectado.

As situações externas que se apresentam ao seu redor tem causas internas. Pela sabedoria Hermética, o micro e o macro são uma coisa só. Parte destes problemas podem estar sofrendo interferências externas e uma boa parte deles vem de dentro, ou seja, de você mesmo. Não dá pra não citar Freud, o pai da psicanálise, neste momento: “qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa”? Vamos dividir esta questão por partes, olhando primeiro para fora e depois, para dentro.

Por que este assunto é importante agora?

Nesta semana estão ocorrendo dois eventos importantes nos astros do céu que impactam a sua vida. Mesmo que o papo de astrologia não se conecte com você, fica mais um pouco que já vai fazer sentido. Na última segunda-feira (15/05), o temido Mercúrio Retrógrado se findou. Este evento astrológico é conhecido por uma ilusão de ótica que faz parecer que o primeiro planeta do Sistema Solar está andando para trás. Energeticamente, Mercúrio responde pela nossa habilidade de comunicação e, quando faz este movimento de retrogradação, deixa nossa comunicação mais truncada. Como dizia Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”. E durante o Mercúrio retrógrado, a gente mais se trumbica do que se comunica.

O período de 21/04 a 15/05 em que o planeta caminhou pra trás, foi marcado por muitas poeiras que a gente deixou debaixo do tapete e vieram à tona. Tudo aquilo que não queríamos olhar voltou pra gente fazer aquela faxina geral. E agora o planeta vermelho retornou ao seu movimento normal e, a nossa comunicação, voltou a ficar mais clara em todos os aspectos da vida. Alguém do seu passado te procurou neste período? Pois é, influência de Mercúrio!

O segundo evento importante acontecendo nos próximos dias é a chegada do Sol em Gêmeos, que ocorrerá neste domingo (21/05). A energia desta super estrela vai entrar na frequência geminiana, que traz consigo muitas ideias, renovações, possibilidades, paixões, amizades e todo o turbilhão deste signo que é pautado pelo elemento ar, ou seja, não fica parado nunca. O planeta da comunicação (Mercúrio) voltando a caminhar pra frente e o Sol se encontrando com o signo mais comunicativo do zodíaco (Gêmeos), vão dar a você, portanto, a energia necessária para manifestar aquilo que sente, botar pra fora as coisas entaladas, ser honesto com seus valores e pensar um pouquinho mais em si mesmo(a).

Como manifestar o que sentimos?

Tudo isso a gente só manifesta na medida em que resgatamos nosso senso de autorresponsabilidade e, finalmente, chegamos na ideia central que apresentou o texto de hoje. Pra desenvolver esta habilidade, precisamos aumentar nossa percepção e consciência.

Quanto das dores emocionais das quais você se queixa, tem reflexo direto com a sua postura, com a maneira como você se coloca diante dos outros? Esta reflexão vale para qualquer área. Você vive um relacionamento tóxico, por exemplo? Já não está na hora de se impor, estabelecer limites nesta relação ou até mesmo buscar apoio para se desvencilhar dela? Qualquer que seja o passo a ser dado, é preciso refletir sobre suas ações, decisões e comportamentos. Portanto, avalie profundamente sobre a necessidade de ajustar sua conduta, traga pra si a responsabilidade de ser feliz. Isso só será possível, na medida em que você caminha com integridade aos seus valores e, defini-los,  é fruto de muita reflexão interna. Desta forma, reconheça quais são suas maiores qualidades e acolha os pontos baixos que você precisa fortalecer.

Delegar sua saúde mental e bem-estar para os outros é abrir mão de você mesmo(a). Seu chefe não é responsável pelo seu sucesso profissional, contudo, você é. Você tem que ser dono(a) da sua carreira. De forma análoga, seu companheiro não veio ao mundo com a obrigação fundamental de te fazer feliz. Essa questão também depende de você. Assim, um relacionamento existe para transbordar no outro a felicidade e o amor que já existem em mim, buscando equilíbrio no movimento de dar e receber. Contudo, ao colocamos no outro toda a responsabilidade por nos fazer feliz, podemos nos frustrar a ponto de desenvolver quadros de ansiedade ou até depressão, nos casos em que perdemos o eixo de nós mesmos.

Nossa autorresponsabilidade nos traz saúde mental

Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology* investigou a relação entre a autorresponsabilidade e o bem-estar psicológico. Os resultados mostraram que indivíduos que assumem a responsabilidade por suas ações e comportamentos tendem a experimentar maior satisfação com a vida, pois vivenciam níveis mais baixos de estresse e maior senso de propósito e significado em seu dia-a-dia.

Se esta mudança de postura faz sentido pra você, assuma, a partir de agora, o compromisso de viver em integridade com aquilo que sente. Pois, dizer sim para tudo que as pessoas te pedem a todo momento, na maior parte dos casos, significa dizer não pra si mesmo e para seus limites. Reflita sobre o que deve mudar, extraia do seu passado as lições que seus erros tentaram te trazer e assuma as consequências dos seus atos. Ninguém que planta banana, vai comer maçã. O plantio é livre, contudo, a colheita é obrigatória.

Em suma, assumir a responsabilidade pelas consequências de suas ações, sejam elas positivas ou negativas, fortalece sua autorresponsabilidade e permite que você cresça e se desenvolva. Este processo de evolução espiritual e consciencial deve ser contínuo, ao longo de toda a nossa passagem na Terra. Busque fortalecer sua mente para que ela seja sua maior aliada nesta jornada. E não há prática melhor para a higienização mental do que a meditação. Te convido a fazer nossa meditação energética na próxima terça-feira, às 21h, numa experiência gratuita e online em meu instagram @viaenergia . Aproveite enquanto esta energia da comunicação está vibrando em sua potência máxima, para que você possa parar de se trumbicar.

* Referência: Elliot, A.J., & Church, M.A. (1997). A hierarchical model of approach and avoidance achievement motivation. Journal of Personality and Social Psychology, 72(1), 218-232.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais

Newsletter
Receba nossas novidades em primeira mão, quando houver novos conteúdos sobre espiritualidade, energia, terapias holísticas, meditação e o mundo energético!

Raphael Valente é Terapeuta Holístico, autor do livro Seres Energéticos, formado como Psicanalista e Espiritualista, Humanoterapeuta, especialista em Radiestesia Radiônica, Reiki, professor de Meditação e fundador do espaço terapêutico Via Energia. O profissional e sua empresa são credenciados junto à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos sob o registro CJAH-BR 15825.